Friday, March 01, 2024

O Professor Doutor Extremamente Desagradável

 



Hoje, dia em que estou particularmente melancólica, a remoer teses em torno de dualidades: centro e periferia, essencial e acessório, palco e bastidores, luz e sombra, verdade e faz de conta, ontem e hoje, etc., estala uma polémica na Internet. Uma de muitas, claro. Um momento: acabo de ouvir a frase «o homem envelhece e a mulher apodrece». Excelente! O professor doutor não deixa os seus doutoramentos por mãos alheias. Mais: «a essência da mulher é a beleza.» E, também, a mulher não tem a estatura intelectual do homem. E por aí fora. 

O senhor prof. dr. declara que não é homofóbico, racista, xenófobo e misógino. Confirmo. Estive a ouvi-lo e, de facto, não é. Aquilo que ele diz, não é ele que o diz, é a filosofia. Desde a filosofia grega até aos dias de hoje. Conclui-se, pois, que tudo o que se possa dizer sobre a óbvia inferioridade das mulheres, e dos negros, e dos/das monta neles e monta nelas e, ainda, dos estrangeiros sem qualidades são meros factos. Uma jóia, este senhor. 

Entretanto, chegada a casa, e tomados os medicamentos para poder ver e escrever, leio um comentário à douta pessoa e o meu dia, apesar de tudo, começa a findar bem (mais ou menos). Cito:

«Enquanto homem peço imensas desculpas e curvo-me perante todas as mulheres! A evolução natural da espécie masculina apresenta também anomalias evidentes - é o caso. E citemos Torga que parece que escreveu para esta criatura[o prof.dr.*]: "A intimidade desta vida de aldeia é um espectáculo ao mesmo tempo repugnante e maravilhoso. Estrume da cabeça aos pés. Entre o porco e o dono não há destrinça. Mas, ao cabo, esta animalidade toda, de tão natural, acaba por ser pura e limpa como a bosta de boi."!»

* O parêntesis recto é meu.

Fico sempre tão sensibilizada quando um homem - certamente bem abonado, ao contrário do dr. - se indigna, porque as mulheres foram enxovalhadas até à medula, por uma "bosta de boi"...

Muito obrigada, Miguel! Nunca uma citação da obra de Torga foi tão oportuna.

Imagem: https://www.studistorici.com/2018/09/29/guccione_numero_35/, consultado em 1 de Março, 2024

No comments: