Friday, September 11, 2020

Comédia de Enganos


Lembro-me de uma vez, já há uns anos, ter corrido a notícia, numa certa plataforma da Internet, de que um certo membro tinha morrido. Instalou-se a consternação. Os lamentos foram bastos e grandes. O defunto era uma boa pessoa. Boa? O defunto era extraordinário. Extraordinário? O defunto era sublime. 

Eu, que não o conhecia, esbocei, solidária com os membros enlutados, algum pesar. Claro! E recordavam-se as façanhas épicas do jazente.  Ai aquele dia em que, etc., etc. aquilo é que foi! Que divertido era o defunto. E bom. Sobretudo bom. Amigo do seu amigo. Enfim. A bondade em pessoa e agora, lástima, tinha-nos deixado a todos mais pobres. Então, um outro sujeito, muito dado à retórica (bacoca), profere uma frase de grande efeito, que passo a citar: curvo-me respeitosamente perante a sua memória. Muito me ri, confesso, com a curvatura do dito cujo. Quase rebolei no solo com a hilaridade. E é então que o falecido decide anunciar que estava vivo. Disparate! 

Ficámos estarrecidos e levemente envergonhados pelo esparrame de afecto a que nos entregámos. Especialmente o outro que, amigo que é de pôr cerejas nos topos dos bolos, andou a acocorar-se sem necessidade.  

E é aqui que entra o drama cómico dos últimos dias. Alain Cocq está condenado a uma vida vegetativa. AC pede para ser eutanasiado. AC não consegue ser eutanasiado. AC decide suspender o que o prende à vida  - tubos e mais tubos - e quer deixar-se morrer em directo no Facebook. AC é notícia em todo o mundo. Eu fui implorar no Le Monde a Macron (que me ouviu, certamente) que  atendesse AC. O Facebook bloqueia a conta de AC. Berreiro. Os mais fluentes em Francês encheram a barriga de nomes ao Facebook. Nisto, umas almas que são pela eutanásia e que queriam continuar a acompanhar AC, abriram uma conta de apoio a AC. Eu fiz-me membro e todas as noites ia desejar-lhe boa noite, porque ainda sei dizer "bonne nuit". E não faltaram carinhas de lágrimas e corações e mensagens com velas e mais velas e imagens celestiais por parte dos mais católicos. Entretanto, ficamos a saber que AC tinha ido para o hospital contra a sua vontade. E depois, que tinha ido para o hospital por vontade própria, posto que não aguentava mais o estado em que se encontrava. Há logo quem diga de forma boçal: tinha tanta vontade de morrer como eu! Vergonha, tanta coisa e agora foi para o hospital. Eu, algo perplexa, achava estas frases cruéis. Eu sou a favor da eutanásia, mas esta implica VONTADE EFECTIVA do requerente, assim como o suicídio, logo, se AC voltou atrás, quer por não suportar a situação, quer por preferir viver, tudo bem. Desejei-lhe sorte e saí do grupo, privado. AC, entretanto, volta a ter a conta activa, está com bom aspecto, sem a sonda de respiração, e está a falar, a explicar os acontecimentos. Eu não queria sequer ouvir, não gosto de assistir ao sofrimento alheio, mas fiquei intrigada quando começo a ver carinhas zangadas e carinhas de risota e palavras duras. Bem, vou averiguar, enquanto decido que não quero receber mais notícias de AC no meu feed. Do Facebook, quero apenas estar em contacto com grupos que evitam contactos, grupos esses sobre assuntos do meu interesse. Pessoas? Não quero nada com pessoas. Só com grupos. E que vejo? Que AC vai processar aqueles que abriram a conta de apoio em nome dele, porque é uso indevido do seu nome, porque é devassa da vida privada e outras coisas assim. Bom, entre aqueles que continuam a apoiá-lo, há uma grande mole que até o insulta sem dó nem piedade. E eu? Como disse, para mim acabou. Quanto à polémica, congratulo-me com a volta à vida de AC. Está de volta, mesmo, ingrato e mau, como é próprio de estar vivo. Que mais posso dizer?

Ah, posso dizer que, se o processo cair também sobre os membros incautos e choramingantes, também me calhará a mim uma de duas coisas: ou desembolsar uma indeminização ou ir parar com os doloridos ossos atrás das grades.

  A vida é bela!

Imagem: https://londonfuse.ca/fuse-profile-aaron-hatherall/beksinski/, em 11 de Setembro, 2020 


4 comments:

julio césar said...

ahahhahahahah. fazes-me rir. o que interessa o resultado de um jogo ao meio tempo?? a unica pessoa que joga de verdade e' alain, o resto são batoteiros. grupecos de merda desejosos de explosão mas que não largam o conforto da bolha, eu incluido. tanta falsidade a governar-se e... parece que vai continuar a ser assim. mesmo que fiques paralitica amo-te na mesma. cada um ama quem pode amar. não se ama quem se quer amar, ama-se quem se pode amar porque o amor não tem escolha, não se escolhe, acontece. e tu aconteceste-me. eu não sei se se pode amar desta maneira mas mesmo que não se possa, eu amo na mesma. beijo no tufinho loirinho.

Adélia Rocha said...

huummm huummm. Huuummmm. Hein?

julio césar said...

quando releio isto tambem me pergunto: quoi??

Adélia Rocha said...

ihihih. never mind! I like it.