Thursday, October 04, 2018

Pessoas Sem Qualidades



Como elas gostam de prometer e não pagar. Falham sempre. Sempre! Não fazem nada daquilo que dizem. Cataventos. Hoje estão assim e amanhã estão de outra maneira. Em comum, o de todos os dias: enganar, mentir, levar a água ao moinho delas, nada fazer, fazer de conta. Elas, a do costume e a outra, a que não se enxerga, a que pensa ser boa, boa, justiceira. É uma pobre bacoca que anda no mundo aos gambozinos. Não há como dizer à sujeita que os gambozinos não existem: escusado! Deixo aqui a definição de gambozino, não vá haver outros pobres tontos, que tenham necessidade de saber que os gramozilhos não existem.

. Animal imaginário, para a pesca ou caça do qual se convida uma pessoa considerada ingénua que se pretende enganar. (Mais usado no plural.) = GRAMONILHO, GRAMOZILHO

"gambozino", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, https://dicionario.priberam.org/gambozino [consultado em 04-10-2018].

Nota acerca da definição supra: quem aqui se quer enganar é o próprio gambozineiro e de ingénuo não tem nada.

A do costume, que tonta, a autodenominar-se de forma tosca, para não se denominar de outra forma, para que os outros não a denominam por aquilo que ela é! Como é que eu ainda acredito que talvez as pessoas sem qualidades ainda estejam a tempo de as obter? Claro que isto não se aplica à que não se enxerga! Essa é irrecuperável. Essa gosta de se refastelar na sua virtude atacada, isto quando está lânguida, amarfanhada. Quando está acordada, rasga as vestes contra as injustiças do mundo. O mundo sou eu, leia-se, uma víbora, uma desbocada, que vivo só para a desconsiderar! E ela pensa que me castiga com a sua ausência…

A tarefeira acabou de abrir a boca para botar faladura. Já a fechou. É para disfarçar, para tentar fazer de conta que o que se passou não se passou.

Quanto ao outro, o da triste figura - ficam-lhe imensamente mal aquelas calças com que declama trovas! -, especializou-se em comunicar comigo para que eu me certifique que ele não tem nada para me dizer. Tipo: "Está lá?"; "Sim, quem fala?"; "Sou eu."; "Eu quem?"; "Eu!!". "Está bem, e o que deseja?"; "O que deseja??"; "Sim, eu não trata desconhecidos por tu."; "Mas sou EU!". "Ah, sim, EU, e o que… queres?"; "Nada. É só isto!".

Muito bem!



No comments: