Sunday, January 15, 2017

Sísifo


Um artigo do Público, sobre gestão do tempo, lembrava o mito de Sísifo. Este foi condenado a levar uma enorme pedra montanha acima e, assim que lá chegava, a pedra voltava para o fundo da montanha e ele tinha de tornar a levá-la para cima: para todo o sempre, como castigo por ter desobedecido aos deuses.
Eu pareço ter desobedecido aos deuses, também. Bem posso esforçar-me por levar a pedra ao cimo do monte, que os deuses não reconhecem o meu sacrifício, devolvem-na ao vale e eu, em círculo, num eterno retorno, não paro de arcar com a maldita pedra. Isto é, nada que eu faça tem retorno positivo. Ninguém tenta ajudar-me a carregar o pedregulho, não me dá, sequer, uma palavra de conforto. Eu vou pela montanha acima e ninguém vê, está tudo de costas voltadas.  Assim desperdiço o meu tempo...de vida. Em nada!
A propósito do referido artigo, alguém citou Friedrich Nietzsche: “Ter pressa é universal porque toda a gente está em fuga de si própria.” Antes assim fosse. Eu, pelo contrário, ando em fuga daqueles que permanentemente me mantêm às voltas com pedregulhos na natureza inóspita. E tenho pressa,sim, mas é de me encontrar um dia e não mais de mim me separar.

Imagem: http://www.bromart.com/gallery.html, em 3 Julho, 2015

No comments: