Friday, August 27, 2021

O Questionário de Proust

 


No Verão, é hábito fazer o questionário de Proust a um conjunto “alargado de personalidades”,  que se desdobram em respostas assaz interessantes. Se a minha preguiça não fosse endémica, faria uma recolha de todas as respostas e personalidades e tiraria conclusões. Do que li, no site que coloco no final deste texto, Marcel Proust respondeu a este questionário, um «conjunto de perguntas de autoconhecimento», tendo o questionário passado a ser conhecido como Questionário de Proust.

Coloco o questionário e as resposta do escritor que procurou o tempo perdido... e coloco as minhas próprias respostas.

 

PERGUNTAS E RESPOSTAS

Conheça as questões (e o que Proust respondeu para cada uma delas)

 

1- Qual o principal aspecto de sua personalidade?

 

“A necessidade de ser amado; mais precisamente, a necessidade de ser acarinhado e mimado, muito maior do que a de ser admirado”

A generosidade. Mas, pegando nas palavras de Proust, a necessidade de ser admirada, muito mais que ser amada ou mimada.

2- Qual sua qualidade favorita num homem?

 

“Qualidades masculinas e sinceridade na amizade”

A capacidade de estar ao lado (não em cima!!), de acompanhar, ser cúmplice.

3- Qual sua qualidade favorita numa mulher?

 

“Charmes femininos”

Que não aborreça de morte os outros com a narrativa da sua gravidez e parto. Quando as mulheres se põem a falar da sua experiência da maternidade, é de fugir.

4- O que mais aprecia nos amigos?

“Ter carinho por mim, se sua personalidade for incrível o suficiente para deixar seu carinho ainda mais valioso”

Ter carinho por mim. E  admiração. Eu gosto de deixar o outro banzado com as minhas proezas...

 

5- Qual seu principal defeito?

 

“Não saber e não conseguir ‘querer’ algo”

Não conseguir alcançar nada. Deixar tudo fugir...

6- Qual seu passatempo favorito?

 

“Amar”

Fechar-me no meu quarto e ler, escrever, ver filmes...

7- Qual sua noção de felicidade?

 

“Acho que ela não é incrível o suficiente. Não tenho coragem de revelá-la, tenho medo de destruí-la só por contá-la”.

Ser admirada. Hei-de ter, certamente, qualquer coisa admirável...

8- Qual sua noção de infelicidade?

 

“Não ter conhecido minha mãe ou minha avó”

A invisibilidade. A irrelevância. Ser esquecível.

9- Se você não fosse você mesmo, quem seria?

 

“Eu mesmo, que é quem as pessoas que me admiram gostariam que eu fosse”

Alguém que já morreu e, portanto, já não pensa em felicidade ou infelicidade. Alguém que já é ninguém.

10- Onde gostaria de morar?

 

“Num país onde certas coisas de que eu gostasse se tornariam realidade como num passe de mágica, e onde carinho sempre seria retribuído”.

Faço minhas as palavras de Proust.

11- Qual sua cor favorita?

 

“A beleza não está nas cores, mas na harmonia entre elas”.

O amarelo.

12- Qual seu escritor favorito?

 

“Atualmente, Anatole France e Pierre Loti”

Gabriel Garcia Marquez.

13- Qual seu poeta favorito?

 

“Baudelaire e Alfred de Vigny”

Não gosto de poesia. Gosto apenas de alguns poemas.

14- Qual seu herói favorito na ficção?

 

“Hamlet”

Mr Darcy?

15- Qual sua heroína favorita na ficção?

 

“Berenice”

Jane Eyre?

16- Quais seus pintores e compositores favoritos?

 

“Leonardo da Vinci, Rembrandt, Beethoven, Wagner e Schumann”

Zdzisław Beksiński; Béla Bartók, György Ligeti.

17- Quais seus heróis na vida real?

 

“Sr. Darlu e sr. Boutroux”

Aqueles que partilham os meus gostos no YouTube,  com os quais falo e dos quais necessito. Os meus amigos.

18- Qual sua figura feminina favorita na história?

 

“Cleópatra”

A mulher anónima, ao longo da História, que contribuiu muito para o seu tempo, mas que ninguém viu. Ninguém se deu sequer conta da sua existência.

19- Quais seus nomes favoritos?

 

“Só tenho um por vez”

Hein?

20- O que você mais odeia?

 

“O que é ruim em mim”

A ingratidão.

21- Quais as figuras históricas que você mais odeia?

 

“Não sou instruído o suficiente para responder”

Faço minhas as palavras de Proust.  Porém, o que não falta hoje são figuras odiosas que ficarão na História.

22- Qual o evento militar que você mais admira?

 

“Meu serviço militar!”

Houve há pouco um evento militar que eu admirei, digamos, porque confundi com um desfile carnavalesco... mas com muito mais fumo e carros alegóricos mais decrépitos...

23- Qual o talento natural que você gostaria de ter?

 

“Força de vontade e capacidade de sedução”

Faço minhas as palavras de Proust.

24- Como você gostaria de morrer?

 

“Evoluído e amado”

De repente. Sem sentir. Não acordar.

 

25- Qual é seu estado mental atual?

 

“Entediado por ter pensado sobre mim mesmo para responder a essas perguntas”

Entediada, como é hábito.

26- Por qual defeito você tem menos tolerância?

 

“Aqueles que compreendo”

Volubilidade. O chamado catavento. A toxicidade humana.

27- Qual seu lema favorito?

 

“Eu deveria ter medo demais para me causar desgraças”

Já que não podes com eles, mantem-te o mais distante possível.

 

https://super.abril.com.br/mundo-estranho/o-que-e-o-questionario-proust/, consultado em 27 de Agoato, 2021

No comments: