Thursday, December 20, 2018

Livros de Papel!



Livros de papel! É difícil esperar que eles cheguem - os digitais, mal acabamos de os desejar, já eles estão connosco -, mas depois é bom tê-los nas mãos.

Ninguém diga que está bem, de Alberto Gonçalves, e com prefácio de Maria Filomena Mónica! Alberto Gonçalves, que é um selvagem, faz-me sempre rir. Acabo por não saber bem - nem interessa - o que é que ele considera ser "bom". Parece-me que ele também não sabe. Como o diz o outro, não sei por onde vou, sei que não vou por aí. Assim é o divino AG. Terei de renovar a assinatura de O Observador, só para ler as crónicas dele.
As Novas Crónicas da Boca do Inferno, de Ricardo Araújo Pereira, com uma crónica para montar, como o IKEA faz… Eu preciso de me rir. E o RAP faz parte das pessoas que me fazem companhia. Assim como o Pedro Mexia, o Carlos Vaz Marques e até o semiinsuportável João Miguel Tavares.
A Brief History of Humankind, de Yuval Noah Harari, que também escreve sobre o futuro. Se este livro não me desiludir, visto que gostei de ler a entrevista que deu ao Público, comprarei também o livro sobre o futuro, que é um espaço e um tempo que não quero de todo habitar.
Três livros que espero poder levar para as sessões de formação. Há muito não tinha formandos que gostassem de assuntos mais complexos. Que me pedissem para lhes levar fotocópias dos meus apontamentos! Que tirassem apontamentos daquilo que eu digo! Que me pedissem para eu repetir qualquer coisa devagarinho para eles poderem escrever! Só espero que o trabalho que tive a preparar três antologias de textos - artigos de jornal, poemas, contos - não tenha sido em vão. Que bom, alunos que me fazem querer ler para poder contar-lhes o que li, que querem ouvir as músicas de que eu gosto - e eles também.
Para além dos meus "amigos" do YouTube e dos meus escritores, este ano tenho também a companhia de dois ou três alunos. Não estou assim tão sozinha. Mais, os meus alunos são reais, estão frente a frente comigo… e gostam!

No comments: