Monday, October 30, 2017

The Walkers


The Walking Dead recomeçou. Na semana passada não pude ver, mas hoje pude. E vi. Só o hábito, no entanto, explica que continue a ver. A história esgotou-se. As personagens aumentaram e perderam o encanto de outrora. A primeira temporada foi a melhor. Aliás, foi francamente boa. Depois, houve episódios de temporadas posteriores que são inesquecíveis. Agora nada parece verdadeiramente fazer sentido. Há várias comunidades lutando umas contra as outras. Claro! Hoje, transformada eu própria numa morta viva, fiquei pasmada - se calhar até de boca aberta e a babar-me, tudo é possível - a ver as imagens. Havia gente por toda a parte e todos a matarem-se uns aos outros. Isto é, os mortos querem comer os vivos. Os vivos, por sua vez, querem matar os que já estão mortos e também os que ainda  estão vivos. Andava tudo de armas de todos os tipos na mão. Menos os mortos, postos que alguns já nem mãos têm. Os mortos matam à dentada. De repente, tentei raciocinar: mas como é que esta gente tem tantas armas? O mundo está parado, não se produz nada, não resta quase ninguém. Depois reparei que a acção hoje passava por encontrar as armas guardadas numa casa. Não era um quartel. Isto é, as armas só poderiam estar espalhadas nas casas abandonadas das cidades destruídas. E que arsenal! Isto é - peço desculpa pela repetição -, estas cidades, quando reinava a normalidade, estava cheia de gente que detinha todo o tipo de armas sofisticadas, armazenadas nas suas casas, com o fim de destruir o seu semelhante. O que as pessoas gostam de destruir os outros. De matar. De aniquilar. E nem sequer são necessárias armas.
Hoje mesmo, assisti a várias formas de tentativa de aniquilação: com palavras, virar de costas, indiferença, desprezo. Eu própria desprezei em legítima defesa. Sim, que não me dou ao trabalho de atacar. Que mundo! De merda!

Imagem: https://www.facebook.com/PolishMastersofArt/photos/a.1526688624261610.1073741945.1489475997982873/1953891651541303/?type=3&theater, consultado em 22 Outubro, 2017

No comments: