Wednesday, July 05, 2017

Pequenos exercícios de crueldade


«A história só se repete duas vezes. Uma em forma de tragédia, outra em forma de comédia.»

A personagem de uma história passada, de má memória, finda a tragédia, prepara-se, enverga, aliás, as vestes de palhaça, para que a comédia tenha início. Molière já deu as pancadinhas e o pano já está a subir. Pois que entre a comediante e faça o seu monólogo, solilóquio...enfim, o que for. Mas não conte comigo. Acompanhei-a na tragédia, porque fui personagem involuntária. Agora já conheço a comediante e a sua grande apetência para as artes performativas. Pois bem, que ande pelo palco aos saltos e aos guinchos - parece que é coisa hilariante - sozinha. Eu tenho mais que fazer.
Agora por exemplo, são quase 4 da manhã, preferia estar a dormir, mas tenho de fazer o elogio do espectáculo a que esta sujeita gosta de se entregar. É uma figura trágica, coitada, digna de dó, até. Mas quê? Foge-lhe o corpo todo para o desplante... para o disparate, para a sandice. Ele há gente assim. Comicamente trágica, tragicamente cómica.
E eu faço-lhe o elogio. É a melhor maneira de catarse. Aprendi-o a duras penas. Na frente laboral, a acção não se recomenda. Um belo dia, abismada que estava com os acontecimentos surreais, bizarros, aliás, decidi ir escrevendo o que observava. Não mais parei. A função é penosa, quando se está no teatro de operações, mas, chegada a casa, fora, portanto, de terreno hostil, quando peguei no triste relato dos acontecimentos, verifiquei que a matéria era hilária. Muitas gargalhadas tenho dado ao longo dos tempos, à custa da coisa. À minha custa também, claro, mas rir é rir, apesar de tudo: no pain, no gain!
Parece que tenho de diversificar os relatos, alargar o campo de acção, apanhar a personagem trágico-cómica em poses caricatas - fácil - e preparar os textos que me farão rir, certamente, logo que consiga ter esquecido, o que não é difícil, apesar de tudo.
Há males que vêm por bem. Este é um deles: o facto de que a sujeita não se contenha. É que ultimamente têm acontecido episódios muito tristes - pode ler-se na entrada do meu prédio, entre outras coisas: danger of infection... Deathclean....etc. Nada que seja inspirador. Quanto aos meus sonhos e pesadelos, estou a guardá-los para escrever um livro. Ora, resta escrever sobre a sujeita. Enquanto começo e não começo o meu novo curso, tenho inspiração - digamos, assim - garantida. Mais: não vai, infelizmente, faltar matéria.
Não há príncipes? Não faz mal. Escrevem-se histórias de sapos.


Imagem: https://www.facebook.com/beksinski/photos/a.461674261555.246767.28742581555/10153355053916556/?type=3&theater, consultado 6 julho, 20144

No comments: