Monday, August 04, 2014

O amor....


 

 
O amor causa-me horror; é abandono,

Intimidade...

... Não sei ser inconsciente

E tenho para tudo [...]

A consciência, o pensamento aberto

Tornando-o impossível.

E eu tenho do alto orgulho a timidez

E sinto horror a abrir o ser a alguém,

A confiar nalguém. Horror eu sinto

A que perscrute alguém, ou levemente

Ou não, quaisquer recantos do meu ser.

Abandonar-me em braços nus e belos

(Inda que deles o amor viesse)

No conceber do todo me horroriza;

Seria violar meu ser profundo,

Aproximar-me muito de outros homens.

Uma nudez qualquer — espírito ou corpo —

Horroriza-me: acostumei-me cedo

Nos despimentos do meu ser

A fixar olhos pudicos, conscientes.

Do mais. Pensar em dizer "amo-te"

E "amo-te" só — só isto, me angustia...

(Fernando Pessoa)

1 comment:

Romi said...

Não conhecia, gostei muito. Mas o amori é lindoooooo....