Thursday, February 24, 2022

24 de Fevereiro de 2022


Putin, o senhor da guerra. Hoje, representa para mim tudo aquilo que o ser humano tem de pior: o seu egoísmo, o total desprezo pelos outros, a prepotência. Guerra, porque aquele fantoche quis!! 
A guerra contra o Iraque, essa guerra abjeta, foi o meu despertar para o significado da palavra guerra. Antes, eu, como vivo nos livros, pensava que era tudo ficção. E eis que acontece o ataque ao Iraque. Mas o Iraque é longe, por isso, com o meu egoísmo abjeto - porque é disso que se trata, estando eu bem, comigo ninguém se incomode - deixei ficar tudo na distância. Passou... E agora isto. Aqui perto. Aqui ao lado... 
A lamentável incapacidade do ser humano resolver os assuntos através de palavras: palavras!! Negociação, acordos. Mas os ignóbeis - todos eles - não sabem falar, não sabem argumentar, não sabem chegar a consensos, ceder, trocar. Sei lá! O mundo está cheio de deficientes cognitivos. Todos os que amuam, os que chamam nomes, os que amarram o burro, viram as costas, lançam fogo sobre os outros são impotentes cognitivos, ignorantíssimos. Puxam pela violência, porque se encontram ainda num nível muito primário de evolução. 
Aos meus amigos ucranianos, um abraço muito grande, muito apertado. E o Nazar, 18 anos, acordado às 4 da manhã, para ir para a guerra...  

2 comments:

julio césar said...

Pois pois. Putin està certo e tem razão. Investigue um pouco...se tiver tempo, claro!

Adélia Rocha said...

Olha este!! Eu não preciso que me mandem investigar. Eu estou informada. Eu leio jornais e não só. Fazer uma guerra, para mim, será sempre condenável e quem a começa, para mim, é desprezível. E Putin, para mim, é desprezível. É um homem tosco e primário e que pode bem estar a desencadear uma terceira guerra na Europa toda. Isto, porque, como muitos outros políticos e não só, não tem respeito pela vida humana. Gosta de destruição e fomenta-a. Eu não estou do lado do Ocidente nem do lado do Oriente, nem da esquerda, nem da direita. Eu estou contra Putin e as suas acções homicidas. Ele faz parte de um tipo de gente que nem vive, nem deixa viver. Ele é um homem sem qualidades, sem capacidade de comunicação. Sem carisma. Sem charme. Poderá pensar que vai deslumbrar o mundo quando se deixa fotografar em tronco nu em cima de um cavalo. Patético! Não vale um casco do cavalo. Se Putin, que está a fazer a guerra, tem razão, então...