Friday, October 28, 2016

Inquietação


Tenho usado imagens de Beksinski para ilustar textos que exprimem as minhas inquietações. Há uma série de artistas que recorrem aos seus sonhos/pesadelos para criarem arte. Para mim, Beksinski é o mais notável, mas há outros. Eu tento escrever aquilo que sonho e grande parte dos momentos felizes dos meus dias são passados a recordar paisagens que vi, por onde deambulei, de noite, enquanto dormia. Quando acordo, pergunto para mim: o que é que eu sonhei? E fico de olhos fechados a tentar recordar. Quando surge alguma coisa, uma imagem, fico ali, concentrada, quieta, à espera que surja tudo. Por vezes, não é preciso perguntar nada. É como se todas as paisagens, todas as viagens fantásticas pela noite me acordassem e me pedissem: pensa em nós! E eu penso. Eu tapo a cabeça, e revivo tudo, invento até, acrescento mais e o tempo passa e eu estou feliz. Quando acordo finalmente e tenho de abrir os olhos e ver a luz do dia, fico logo sozinha a fazer coisas pragmáticas: limpar, cozinhar, lavar roupa; preparar aulas. Não gosto da realidade... nem um bocadinho.
A semana passada, que acabou ontem, com (não interessa), foi muito inquietante. A realidade é cheia de sustos. Deixa-nos vulneráveis. Deixa-nos mesmo, literalmente. Abandona-nos, sai de nossa casa fechando a porta. Nem diz adeus. Para ali ficamos. Para ali fiquei até ontem. Agora espero ficar algum tempo sossegada, até que a realidade me venha de novo inquietar...

Imagem: http://zdzislawbeksinski.blogspot.pt/2010/05/great-artworks-of-beksinski-1976.html, consultado em 23 janeiro, 2016

No comments: