Thursday, April 25, 2013

25 de Abril



Esta é a madrugada que eu esperava
O dia inicial inteiro e limpo
Onde emergimos da noite e do silêncio
E livres habitamos a substância do tempo

                         Sophia de Mello Breyner Andresen

39 anos depois, vai-se instalando a noite...

Wednesday, April 24, 2013

Bibliotecas



 
Aqui há uns anos, lia eu, horrorizada, que uma biblioteca, para promover o gosto pela leitura e coiso, tinha "implementado" uma actividade entre os jovens futuros ex-leitores que consistia em passar uma noite na biblioteca, a dormir. Comentei com um colega e ele, muito moderno, disse achar alguma piada a estas iniciativas inovadoras, porque assim e porque assado. Diga-se que o dito colega é semianalfabeto.  Eu sugeri, então, para parecer também moderna e semianalfabeta, que se fizesse um churrasco na biblioteca... e ele disse que, enfim, até teria alguma piada. ahahahahahahh. Que rir!
Ontem ou "trasantontem", como se diz na minha terra, li que uma biblioteca tinha aberto as suas portas não só para ler, mas também para conviver e até namorar. Repito: até namorar. Need I say more?
Entretanto, aqui há atrasado, numa acção de formação sobre bibliotecas, dizia a formadora, muito fina, que hoje as ditas já não são espaços de silêncio, frios e com bibliotecárias hirtas e com carrapitos na cabeça. Ela achava isto, claro, um progresso, uma benção. Eu acho isto um horror, uma tragédia e, a avaliar pela soneca e a marmelada junto às estantes, uma comédia, também. Para mim, isto não são bibliotecas. São antros!
Dêem-me uma biblioteca fria e silenciosa e ponham-me um totó no cocuruto e eu dir-vos-ei o que é a felicidade na terra.

Monday, April 15, 2013

Salvar o mundo


O bastonário da ordem dos psicólogos disse que os psicólogos não podiam salvar o mundo, mas...
Mas o quê? Que interessa! Desliguei logo o rádio.
What a cheek! "Si manca, viu?"